O temporal que atingiu o Estado entre a noite de quarta-feira (20) e a madrugada desta quinta-feira (21) afetou 82 municípios e deixou cinco pessoas feridas, segundo levantamento da Defesa Civil Estadual. Chuvas fortes e vendavais provocaram quedas de árvores e de postes de energia, destelhamentos, alagamentos e bloqueios em estradas.
Os feridos são moradores de Santa Maria (2), Taquara (2) e Cerrito (1). Os maiores danos foram registrados em 18 municípios: André da Rocha, Arroio Grande, Bagé, Barão do Cotegipe, Cacequi, Cruz Alta, Chuí, Engenho Velho, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas, Gravataí, Lajeado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santo Antônio da Patrulha, São Pedro do Sul e Taquara.
Problemas no fornecimento de energia elétrica atingiram 45 municípios. Também houve alagamentos pontuais em diversas cidades, mas sem grandes estragos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram a 142 km/h em Soledade e a 140 km/h em Cruz Alta. Em Porto Alegre, aconteceram rajadas de até 90 km/h. Jaguarão registrou os maiores acumulados de chuva, com 131,2 mm.
Em Livramento, foram registrados estragos por toda cidade e pelo menos 20 casas acabaram sendo destelhadas, havendo também registros de quedas de árvores e falta de energia em vários bairros da cidade. As avenidas João Goulart e Tamandaré foram as mais atingidas, registrando inúmeras quedas de árvores, que em certos pontos causaram bloqueios na pista. Uma força tarefa foi organizada logo nas primeiras horas desta quinta-feira (21), com representantes da Defesa Civil e secretarias municipais, a fim de atender os atingidos pelo temporal.
A fim de acompanhar o restabelecimento dos serviços de água, luz e internet, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), passou a divulgar em seu portal um balanço do trabalho das concessionárias. O objetivo é acompanhar o andamento dos consertos, para que o fornecimento seja retomado o mais rapidamente possível. Os boletins serão publicados até a normalização dos serviços.
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