A Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul apresenta “Bate Pra Tua Patota, Que Hoje Vai Ter Circo”, um projeto cultural de Circo do Grupo Tholl que acontecerá no formato de turnê em cinco municípios gaúchos: Campo Novo, Estrela, Uruguaiana, Westphalia e Sant’Ana do Livramento, sendo que este último receberá o projeto no dia 04 de maio, às 18h30, na Praça da Estação. As apresentações são completamente gratuitas e acontecerão em locais públicos no centro das cidades. A proposta garante acessibilidade física, metodológica e digital, assim como certifica a inclusão através da interpretação em Libras.
O Grupo Tholl, que já possui diversos trabalhos reconhecidos em nosso estado, deseja encontrar-se com o público diverso obtido através de projetos culturais via lei de incentivo à cultura. “Bate pá tua Patota” foi um termo popular muito usado na década de 70 inspirado na música de “Baiano & Os Novos Caetanos”, criada por Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Orlandivo. Popularmente, a expressão ‘Bate pá’ remete a ‘Fala pra’ e ‘Patota’ remete à ‘Turma’, de modo que ‘Bate pra tua Patota’ expressa o mesmo que ‘Fala pra tua turma’.
Escolheu-se este nome para o espetáculo ao relembrar uma senhora, Dona Elecy Oliveira Jorge, quem, ao ver a organização para uma das apresentações do Grupo Tholl, exclamou, um dia, a expressão “Bate pra tua patota que vai ter circo”, com a finalidade de convidar um grupo de jovens que estava por perto para assistir ao espetáculo apresentado na época, o qual estreava naquele dia.
Bate Pra Tua Patota, Que Hoje Vai Ter Circo conta sobre uma viúva, a Sra. Mery Gisleyne, dona de um Circo itinerante, solitária e saudosa, que mantém sua paixão por seu amor que partiu. O único momento que lhe traz alguma felicidade é quando está no picadeiro em seu espetáculo, momento de cantar e trazer para si todas suas boas lembranças. O espetáculo é original e aplica diferentes técnicas circenses em sua execução.
Este projeto é uma realização da Mais Cultura e Arte e conta com o patrocínio de LogNovo, Cotricampo, Girando Sol, Larssen Madeiras Tratadas, Biscoitos Klein e ValeLog. Financiamento Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Comentários