Geral

Rotary Clubs da América Latina unidos no combate à paralisia infantil

0
Créditos: Divulgação

Para conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite, as Zonas Rotárias 23 e 24 (Regiões 29, 30 e 31), que contam com oito países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), se uniram em um único objetivo, promover a campanha “Juntos Contra a Pólio”. A nova campanha 2024 é relançada após o sucesso da primeira edição em 2023, agora abrangendo a América Latina. A iniciativa liderada pelo diretor do Rotary International, Henrique Vasconcelos, visa ainda chamar a atenção para o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado mundialmente em 24 de outubro de 2024.

Importância da Vacinação

A vacina contra a poliomielite é essencial na prevenção dessa doença que afeta as crianças. Ela está disponível gratuitamente nos postos de saúde da Rede SUS para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias. É fundamental que os pais procurem uma unidade de saúde mais próxima. A poliomielite foi registrada pela última vez no Brasil em 1989, há 35 anos, e corre o risco de reaparecer. Dos 5.570 municípios brasileiros, pelo menos 68% estão classificados atualmente como em risco alto ou muito alto para poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. O índice representa um total de 3.781 cidades, sendo a maioria (2.104) categorizada com alto risco para a doença. Há ainda 1.342 municípios brasileiros classificados como em médio risco e apenas 447 catalogados como em baixo risco para a pólio. Os dados foram apresentados recentemente, em setembro de 2024, durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife, e constam no Plano de Mitigação de Risco de Reintrodução do Poliovírus Selvagem e Surgimento do Poliovírus Derivado da Vacina. Ao comentar os números, a consultora em imunizações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Franciele Fontana avaliou o cenário como preocupante. Em 2023, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal para poliomielite alcançou 86,55%, ante os 77,20% em 2022. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%. Os números são da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Henrique Vasconcelos, diretor do Rotary no Brasil, enfatiza: “não vamos parar até erradicarmos completamente a poliomielite no mundo. No Brasil, estamos todos unidos na campanha “Juntos contra a pólio”, promovendo ações por todo o país para incentivar a vacinação. Uma campanha que a partir de agora envolve toda a América Latina.”

O Rotary, em uma iniciativa global, trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca. Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, na sigla em inglês), o Rotary faz parte de um esforço conjunto que levou à redução dos casos de pólio no mundo em 99,9%. Os associados do Rotary doaram mais de US$ 2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.

Sobre o Rotary- O Rotary reúne uma rede global de voluntários dedicados a enfrentar grandes desafios sociais. O Rotary conecta 1,4 milhão de associados em mais de 46 mil Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas. O trabalho desses voluntários melhora vidas em todo o mundo, desde ajudar pessoas que precisam em suas próprias comunidades até o combate para um mundo livre da pólio.  O Rotary Club Livramento Sul junto aos demais clubes Rotary de Sant’Ana do Livramento estão comprometidos com a iniciativa do combate à Paralisia Infantil.

Alunos do Programa Jovem Aprendiz do Senac Santana do Livramento realizam Feira de Marketing

Previous article

Conheça os projetos finalistas do 6º Prêmio Boas Práticas

Next article

You may also like

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Geral