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“Produtores Gaúchos Unidos” mobilizam pequenas agroindústrias em meio a Desastre Climático no RS

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Plataforma para impulsionar produtos gaúchos no Brasil entrou no ar recentemente. Produtores Gaúchos Unidos / Divulgação

Em meio ao maior desastre climático já enfrentado pelo Rio Grande do Sul, com alagamentos que atingiram 452 municípios (cerca de 90% do estado), um coletivo de pequenos produtores e chefs de cozinha se uniu para criar uma plataforma que busca conectar produtos gaúchos com restaurantes, hotéis, pousadas, lojas, empórios e varejos tanto de fora quanto de dentro do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo do ‘Produtores Gaúchos Unidos’ é, mesmo em meio à situação de calamidade do Estado, fazer com que esses empreendedores mantenham sua produção, vendas e empregos.

“Muitos produtores estão com seus produtos parados, sem venda. A ideia é fomentar e criarmos as conexões certas para que esses produtores consigam escoar sua produção para outros destinos. A Fenadoce, que ocorre em Pelotas, por exemplo, foi cancelada. Desse modo, produtores da região precisam encontrar um meio de comercializar esses produtos. Queremos conectar essas partes através da plataforma Produtores Gaúchos Unidos,” destaca Bernardo Barbosa Ibargoyen, produtor de cordeiro e idealizador do projeto.

Lançado há dez dias, o movimento ‘Produtores Gaúchos Unidos’, que tomou corpo e começa a repercutir em todo o Brasil, já possui 160 produtores cadastrados ofertando seus produtos e 70 restaurantes, bares, empórios e varejos que já estão com os acessos a esses produtores para efetuarem suas compras. A partir da concretização das vendas, o plano é implementar o transporte dos itens através de cargas compartilhadas, auxiliando a todos os produtores de forma efetiva. Já se cadastraram no site produtores de vinhos, queijos, carnes, nozes, sucos e azeites de oliva, entre outras delícias do RS.

“Já passei por uma enchente em Petrópolis e sei a importância da mobilização e do apoio aos produtores locais. Além de ter restaurantes e entender a importância desta venda para os produtores, ao conhecer o projeto, prontamente me juntei para apoiar,” salienta a chef de cozinha Dahoui.

O projeto iniciou com Bernardo Barbosa Ibargoyen, produtor de cordeiro, e sua esposa Aline Barilli Alves, jornalista, com o apoio do influencer Gabriel Gasparini (@gaspaindica) e da Vento Comunicação, que está apoiando em toda a divulgação e materiais.

A plataforma também tem recebido o apoio de diversas instituições, como Restaurante Week, APRESSA_SP, Sindiresbar.sp e Irmãos de Talheres, que têm se mobilizado para fortalecer essa importante iniciativa.

Apoio do Sebrae RS

O Sebrae RS também se uniu à plataforma Produtores Gaúchos Unidos, oferecendo ações locais junto aos produtores e acionando outros Sebrae de diferentes estados para fortalecer ainda mais o projeto. O Sebrae RS está assessorando pequenas agroindústrias que ainda não possuem familiaridade com esse tipo de transação e logística, capacitando os produtores em questões como envio, produção de imagens dos produtos para comercialização e burocracia. Além disso, o Sebrae RS pretende promover feiras físicas no estado para auxiliar na venda de produtos, principalmente para aqueles produtores que estão com estoques elevados e não conseguem comercializar.

Ministério da Agricultura

Mesmo os produtos sem o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) poderão vender seus produtos para outros estados graças a uma portaria extraordinária do Ministério da Agricultura, emitida devido à situação de calamidade do Rio Grande do Sul. A portaria federal foi publicada no dia 15/05 em edição extra do Diário Oficial da União, com validade de 90 dias. Assim, a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA-RS) ficou responsável pela emissão da autorização de trânsito para as agroindústrias, com as devidas exigências de saúde animal aplicáveis para o trânsito dos produtos. Já a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), através de instrução normativa, já havia permitido a comercialização intermunicipal de produtos de agroindústria que têm apenas o selo de fiscalização municipal, visando garantir a sobrevivência das pequenas empresas.

Tecnologia e Inovação

Para tornar essa conexão mais eficiente, a empresa Smarkets, em parceria com os Produtores Gaúchos Unidos, está lançando uma tecnologia que facilitará tanto para os restaurantes e comércios que irão fazer suas compras pela plataforma quanto para os produtores que estarão em uma vitrine única, onde podem cadastrar seus itens e quantidades.

As informações sobre os “Produtores Gaúchos Unidos” são atualizadas em um grupo fechado de WhatsApp, somente para produtores, além das redes sociais @produtoresgauchosunidos e do site Produtores Gaúchos Unidos.

Créditos: Aline Barilli Alves
contato@produtoresgauchosunidos.com

 

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