Educação

Posse de 2,3 mil novos diretores marca avanços na gestão escolar no Rio Grande do Sul

0
Com a participação de 2,3 mil diretores eleitos, o ato reforçou o compromisso com a excelência na liderança escolar - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O Auditório Araújo Vianna, famoso na capital gaúcha por ser o cenário de grandes atrações musicais, recebeu um público diferente nesta quinta-feira (16), com os olhares da plateia voltados para celebrar um marco na história da educação gaúcha: a posse dos novos diretores de escolas da Rede Estadual. A cerimônia simbolizou a conclusão de um inovador processo de seleção, pois os gestores eleitos passaram, pela primeira vez, por etapas de avaliação e capacitação para assumir o cargo.

Com a participação de 2,3 mil diretores eleitos, o ato reforçou o compromisso com a excelência na liderança escolar. “Esse evento simboliza a união entre governo, gestores escolares e comunidades, reafirmando um pacto coletivo pela educação de qualidade no Rio Grande do Sul. Seguiremos atuando para valorizar cada vez mais os gestores como protagonistas de uma política educacional transformadora, que prepare nossa juventude para os desafios do futuro”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Ao lado da secretária da Educação, Raquel Teixeira, o governador apresentou as metas da educação para os próximos anos. Em seguida, realizaram um ato simbólico de posse dos 2,3 mil novos diretores, representados por um profissional eleito de cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Antes da solenidade, ao longo de toda manhã, os diretores também participaram de uma jornada formativa sobre diversos temas do universo educativo.

Em seu pronunciamento no evento, Leite também destacou realizações dos dois ciclos de governo até agora, que impactam positivamente estudantes, professores e a infraestrutura escolar, como o pagamento do piso nacional de professores, a nomeação de 1.542 novos docentes após uma década sem concursos, a retomada de promoções para mais de 23 mil professores e a ampliação do programa Professor do Amanhã, que promove por meio da concessão de bolsas a formação de educadores nas áreas mais demandadas.

O governador lembrou ainda da expansão do Programa Todo Jovem na Escola, a implementação do Alfabetiza Tchê, a inédita entrega de uniformes escolares para todos os estudantes e a ampliação de escolas de tempo integral. Na melhoria da infraestrutura, mais de R$ 240 milhões foram investidos em reformas e obras, incluindo 360 escolas concluídas e outras 163 em andamento. “Com metas ambiciosas e uma gestão democrática consolidada, o Estado busca construir um legado educacional sólido para as próximas gerações”, ressaltou Leite.

Leite disse que o Estado seguirá atuando para valorizar os gestores como protagonistas de políticas educacionais transformadoras – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Quadra Poliesportiva da Escola Professor Dias deve ser entregue neste semestre

Previous article

Feira Ovinos de Verão de Livramento acontece de 23 a 26 de janeiro no Parque Augusto Pereira de Carvalho

Next article

You may also like

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Educação