Política

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, diz que câncer se espalhou: ‘Estou morrendo’

0
Foto: Pablo Porciuncula/AFP

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica anunciou nesta quinta-feira (9) que o câncer que enfrenta desde abril do ano passado avançou e que decidiu não adotar novos tratamentos. “Estou morrendo”, disse em uma entrevista ao jornal local Búsqueda, publicada em julho. “Estou condenado, irmão. É até aqui que vou.”

“O câncer no meu esôfago está se espalhando para o meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu o corpo não aguenta”, disse.

Quando descobriu o câncer, Mujica explicou que sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, seus rins, o que gerava complicações no tratamento. O ex-presidente, de 89 anos, usou a entrevista para se despedir dos compatriotas e disse que a única coisa que espera nesta etapa final é se dedicar à sua fazenda, localizada nos arredores da capital Montevidéu.

“O que eu quero é me despedir dos meus compatriotas. É fácil ter respeito por aqueles que pensam como você, mas você tem que aprender que a base da democracia é o respeito por aqueles que pensam diferente”, declarou.

Mujica é uma das principais figuras da política uruguaia, que alcançou destaque internacional por seu estilo descontraído e pé no chão. Ele afirmou que sai “tranquilo e grato” depois de viver uma vida “muito boa”, apesar dos anos que passou na prisão após ser capturado enquanto lutava contra a ditadura.

“A vida é uma bela aventura e um milagre. Estamos muito focados na riqueza e não na felicidade. Estamos focados apenas em fazer as coisas e, antes que você perceba, a vida já passou”, refletiu.

Após ser diagnosticado com câncer de esôfago, Mujica passou por sessões de radioterapia e, desde então, foi internado diversas vezes devido a complicações do tratamento, o que dificultou sua alimentação e hidratação. Em setembro, ele passou por uma cirurgia para garantir que pudesse comer com segurança. Na época, a equipe médica anunciou que a doença estava em remissão.

Apesar de ter se aposentado do Senado e da política em 2020, Mujica nunca deixou de advogar pelas causas que defende e, após alguns meses de reclusão, participou ativamente do processo eleitoral no Uruguai, em outubro e novembro do ano passado, que culminou na eleição de seu partido político, com Yamandú Orsi como o novo presidente.

Fonte: G1

Novas regras para Pix não criam tributos

Previous article

Aumento de apreensões de drogas marcam os números da PRF no RS em 2024

Next article

You may also like

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Política