O Grupo de Trabalho (GT) coordenado pelo vereador Rafael de Castro celebrou uma conquista significativa no dia 25 de abril: Livramento receberá mais de 46 milhões de reais para a implantação do Parque Tecnológico Binacional. O projeto foi aprovado pela COFIEX- Comissão de Financiamento Externo, através da Universidade Federal do Pampa.
Este é um tema que vem sendo debatido há vários anos na Fronteira, que teve início com a ex-prefeita Mari Machado, em 2017, e retornou aos debates e articulações a partir do ano de 2023, através da coordenação do gabinete do vereador Rafael.
RETROSPECTIVA
Em junho de 2023, foi articulada uma audiência pública, que lotou os auditórios da Unipampa, que teve como principal encaminhamento, a construção de uma nova audiência pública, no Plenário da Câmara Federal, a fim de mobilizar toda a bancada gaúcha para destinação de recurso, bem como levar o projeto para o Ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente Geraldo Alckmin, incluindo na previsão orçamentária da União. Em setembro de 2023, o vereador Rafael e a ex-prefeita Mari Machado, promoveram, junto ao Presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Deputado Heitor Schuch, audiência pública na Câmara Federal, em Brasília. Na oportunidade o vereador Rafa destacou que “a solicitação foi a inclusão de rubrica no orçamento da União, para financiamento da contrapartida, a fim de que seja permitido o financiamento da iniciativa e que esse sonho saia do papel o mais breve possível”. Além da articulação política, outra etapa fundamental sem a qual este sonho não seria possível, foi a de Construção da Carta Consulta. Através do GT composto por professores da Unipampa, IFSul, UFRGS e UTEC, participantes do Ecossistema Área B, pela Cônsul do Brasil em Rivera, pela Secretaria de Desenvolvimento do Município, foram realizadas mais de 12 reuniões para construir a proposta que foi submetida ao FOCEM- Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul, em fevereiro de 2024.
RESULTADOS
Por fim, na data do dia 25 de abril, foram divulgados os resultados, sendo que o Projeto do Parque Tecnológico foi aprovado em primeiro lugar dentre diversos outros projetos do Brasil inteiro, sendo o pioneiro na área educacional/tecnológica.
Na oportunidade, o vereador Rafael de Castro destacou que “um sonho deste tamanho é muito maior que qualquer indivíduo ou ação individualizada. Estou muito feliz em ser um grãozinho de areia nesse lindo processo de construção do futuro e do desenvolvimento da nossa cidade e região. Agradeço imensamente a cada ator que teve sua contribuição na construção do projeto que foi construído em muitas etapas, cada um sabe da importância de suas ações para este legado que fica para nossa cidade. Agradeço ainda, em especial, aos parceiros que estiveram em todas as etapas de trabalho, Prof. Rafael Schmidt (Unipampa), Prof. Celso Gonçalves e Prof. Miguel Diniz (IFsul) e a Fernanda Araujo (Área B)”.
A aprovação do projeto foi um marco extraordinário, reafirmando para a comunidade o valor desta empreitada. A implementação do parque tecnológico é um divisor de águas para Sant’Ana do Livramento, prometendo revolucionar a rotina da cidade, criando novas oportunidades de trabalho e de crescimento. Graças à tecnologia e inovação, este projeto tem o potencial de transformar vidas. As expectativas são altas, com o início das obras previsto para 2025.
Comentários