Geral

Parque Internacional: há 81 anos unindo Fronteiras

0

Hoje, dia 26 de fevereiro, o Parque Internacional completa 81 anos de existência, sendo conhecido como o local que une as Fronteiras entre Sant’Ana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai. Compartilhamos uma parte da história do Parque Internacional, contada pelo historiador Victor Hugo Vargas.

História

Três quarteirões de área devoluta, um terreno irregular, arenoso, denominado “Areial” ou “tierra de nadies”, encravados na divisa Livramento-Rivera, deram lugar ao belíssimo e magnifico Parque Internacional. Na década de 1930, pela própria situação do terreno, o extremo sul era usado como local  para descarga de lixo, e o extremo norte, como espaço destinado às companhias circenses, alemãs ou italianas, quando de passagem por Livramento; ali instalavam seus barracos, parque de diversões com seus carrosséis, tendas de jogo, etc…onde atualmente é o Obelisco. Na parte central, onde hoje está instalada a fonte artificial, haviam canchas de tênis e pista para patinação, nas quais os jovens das duas cidades praticavam esportes; mais abaixo, próximo ao monumento – homenagem ao Amor de Mãe, pista para equitação e praça de touros; um destes esportes, as touradas, anteriormente 1924/26, era praticado na atual Praça Grecellé.

Construção do Parque

As autoridades municipais, já vinham trabalhando no sentido de dar àquela área uma nova roupagem: foi então em 1935, no governo Getúlio Vargas, que o ministro Botafogo, através de nosso governo conseguiu por unanimidade de votos a verba destinada à construção do parque. Nesse sentido, o parlamentar uruguaio Sampogñaro, também desempenhou papel fundamental junto ao Congresso de seu país. Em 1940, a Comissão Mista de Limites e Caracterização de Fronteiras, iniciou os trabalhos de demarcação da área para sua construção, dividindo-a em partes iguais no sentido norte-sul, como pode-se ver no lardo do internacional, um marco cravado (indicador de limite de fronteira), que confronta com o da outra extremidade. O projeto foi feito de comum acordo, de forma atender os interesses de ambas as partes; no qual constou: encanteiramento  simétricos, escadarias geminadas, monumento homenagem ao Amor de Mãe, fonte artificial, e o obelisco (em sua extremidade com um relógio com duas faces, apresentando diferença de uma hora, em certas épocas do ano, de acordo com os interesses de um e outro país), onde aparece de um lado e outro uma placa recordatória, com os dizeres da inauguração. O Parque Internacional recebeu visitas presidenciais de ambos os países. O Parque é símbolo da convivência internacional, de liberdade, de respeito, de amizade e conhecida como Fronteira da Paz. O Parque Internacional é um exemplo para o mundo.

Visitas presidenciais

O Parque Internacional já recebeu, por três ocasiões, visitas presidenciais conjuntas. A primeira foi no dia 10 de fevereiro de 1957, quando o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek e Arturo Lezama, presidente do Conselho Nacional de Governo do Uruguai na época, protagonizando o primeiro encontro de mandatários no local. Em 06 de maio de 1997, ocorreu o segundo encontro presidenciável no Parque Internacional, entre Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil e Julio Maria Sanguinetti, do Uruguai. No dia 30 de junho de 2010, foi registrada a última visita, quando na oportunidade os presidentes José Mujica, Uruguai e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, encontraram-se no local.

Área B anuncia 3ª edição da Semana Binacional de Inovação em Sant’Ana do Livramento e Rivera

Previous article

19ª Coordenadoria Regional de Educação divulga ações promovidas para acolher estudantes e equipe durante o ano letivo 2024

Next article

You may also like

Comentários

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Geral