A Mesa Binacional de Turismo recepcionou, na quinta e sexta-feira (04 e 05 de julho), o grupo de 22 operadores e representantes de agências de turismo que vieram à Fronteira para participar do Pampa Famtour, organizado pela Setur – Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul.
O evento, destinado a promover e fortalecer o turismo na região, incluiu nosso Destino Binacional, Sant’Ana do Livramento – Rivera. Este tour reuniu diversas agências e operadoras turísticas, que tiveram a oportunidade de explorar e conhecer de perto as riquezas culturais, naturais e gastronômicas desta região única. Durante o FamTour, os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar na hospitalidade e encantos de Sant’Ana do Livramento e Rivera, descobrindo destinos únicos e estabelecendo conexões valiosas para o desenvolvimento turístico.
O itinerário do tour incluiu atividades significativas, como um jantar de recepção no Solar Dom Pedro com apresentação ao vivo de artistas locais, apresentados pela incubadora Frontera Creativa e Bina Turismo, que capacita e forma criativos para o turismo na fronteira; um city tour guiado pelo Receptivo Corticeiras; rodada de negócios com os setores de hotelaria, atrativos turísticos, agências receptivas e produtores locais; visitas técnicas; e, por fim, um almoço de integração realizado no C.T.G Presilha do Pago.
Tudo isto com o objetivo de fomentar a colaboração e o intercâmbio de ideias entre os atores do setor turístico de Sant’Ana do Livramento, do departamento de Rivera, Minas de Corrales,Valle del Lunarejo e Tranqueras. Além disso, o roteiro incluiu visitação aos Free Shops, parceiros da ACFS – Associação de Comércios de Free Shops de Rivera, para o chamado turismo de compras, passeios pelas vinícolas Almadén e Cordilheira de Sant’Ana e, é claro, a visitação a nova atração turística da região, o Trem do Pampa, operado pela Giordani Turismo. De acordo com Santiago Viera, coordenador executivo da Mesa Binacional de Turismo, o FamTour teve como principal objetivo reunir agências e operadoras do Rio Grande do Sul, com os serviços turísticos do nosso destino. A intenção é que esses encontros facilitem conexões comerciais capazes de aumentar o fluxo de turistas na região.
“Os stands instalados no Presilha foram apenas uma amostra de possibilidades, já que a mesa tem atualmente mais de 70 sócios”,frisou. “Solicitamos, através da Mesa Binacional de Turismo, que a Setur divulgasse a região do Pampa do Rio Grande do Sul como uma das áreas do Estado que não foram atingidas pelos eventos climáticos recentes, mostrando que estamos aptos a receber todos os grupos turísticos que queiram remanejar seus passeios para o nosso Destino Binacional, que é composto pela Mesa Santanense de Turismo e Mesa Destino Rivera”, destacou Viviane Maciel, presidente da Mesa Santanense de Turismo.
Ainda de acordo com ela, atualmente cerca de 70 empresas da iniciativa privada estão trabalhando em conjunto para alavancar este Destino Binacional, não apenas divulgando para agências do Rio Grande do Sul, mas também para o Uruguai, através do Ministério de Turismo,mostrando todos os potenciais para o fortalecimento do turismo na região.
Comentários