*Por Alessandra Troian e Patrícia Chaves
A Práticas de Interação Social é uma das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação (PPGA). A disciplina tem como objetivo desenvolver práticas, produtos e processos resultado da interação com a sociedade nos âmbitos social, econômico, ambiental e político. Para isso se estuda as diferentes formas de extensão universitária, são elaborados diagnósticos sobre a realidade local e se realizam práticas de extensão e inovação em conjunto com a sociedade. Nesse semestre a disciplina, ministrada pela professora Drª Alessandra Troian, tendo 18 alunos matriculados, contou com cinco distintas ações de extensão universitárias, realizadas pelos estudantes regularmente matriculados no mestrado, a saber:
a) Projeto “Arte e Vida: Conexões Transformadoras”
O projeto de extensão “Arte e Vida: Conexões Transformadoras” realizou ações que aproximaram a universidade com a comunidade local. Com foco nos moradores do Lar da Velhice Mário Motta, em Santana do Livramento, o projeto promoveu atividades como oficinas de música, pintura, jogos e rodas de conversa. As iniciativas visam oferecer momentos de lazer, cultura e integração social, fortalecendo habilidades manuais e cognitivas dos idosos, além de incentivar a empatia e a solidariedade nos mestrandos. Por meio de uma abordagem intergeracional, as atividades buscam ressignificar o ambiente do lar de idosos, transformando-o em um espaço de convivência e valorização de memórias e histórias de vida. Com o suporte de uma equipe multidisciplinar e parcerias da comunidade, o projeto reforça o papel da extensão universitária como um catalisador de impacto social, promovendo um aprendizado conjunto que beneficia tanto os participantes quanto os acadêmicos envolvidos.
b) Projeto “Era uma vez e muito mais”
O projeto “Era uma vez e muito mais”, é uma oficina de contação de história que visa aproximar crianças do Ensino Fundamental I de práticas culturais e educativas em ambiente universitário. A ação visa aproximar a comunidade santanense neste espaço de construção de conhecimento científico. Realizada no campus da UNIPAMPA no dia 5 de novembro de 2024, a oficina acolheu 33 alunos entre oito e nove anos de idade em uma tarde de atividades lúdicas, interação e trocas. A atividade contou com a parceria da contadora de histórias, acadêmica do curso de Relações Internacionais da Unipampa, Helena Maia, a qual escolhei a narrativa cativante do livro “Toninho Pescador”, que foi dramatizada, além das atividades complementares como música, dança e a visita ao campus da universidade, tornaram a experiência imersiva e significativa. A proposta evidenciou o potencial de ações educativas em ressignificar a leitura como um momento de lazer e descoberta, especialmente para crianças em contextos de vulnerabilidade social. O projeto, supervisionado reafirma o papel das universidades na promoção da educação pública e no fortalecimento da integração social. Em um cenário em que os estímulos digitais muitas vezes se sobrepõem às práticas de leitura, projetos como este resgatam o valor do contato humano e do imaginário literário, impactando positivamente a formação de leitores críticos e engajados.
c) Projeto Capacita Fronteira
O projeto de extensão Capacita Fronteira, objetivou a promoção e o desenvolvimento pessoal e social através da capacitação em administração, o público foco foram colaboradores de empresas associadas ao SINDILOJAS, empreendedores e a comunidade santanense. A ação de extensão buscou também a aproximação do PPGA com a comunidade. As atividades incluíram o diagnóstico das necessidades locais, e a realização de palestras sobre temas como gestão de pessoas e comportamento organizacional. A ação buscou estender, repassar, transformar à realidade e às necessidades da comunidade. Aas ações geraram impulsos positivos como a disseminação do conhecimento e a reflexão do público envolvido.
d) Projeto “DIVULGAPAMPA”
O projeto de extensão realizado na Escola Estadual Professor Chaves com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) faz parte das iniciativas do projeto “DIVULGAPAMPA”. Ele teve como objetivo promover a conscientização sobre os propósitos e atividades da Universidade Federal do Pampa, integrando a comunidade escolar ao ambiente acadêmico. Durante a atividade, foi realizada uma palestra com foco em divulgar informações sobre os cursos e linhas de pesquisa da UNIPAMPA, conectando os alunos do EJA às oportunidades educacionais da universidade. A interação foi considerada positiva tanto pela equipe organizadora quanto pelos participantes. Os alunos da EJA demonstraram grande interesse nas atividades, com participação e questionamentos sobre como ingressar na UNIPAMPA. Além disso, o projeto promoveu um ambiente de troca de conhecimentos. A escola solicitou o retorno do projeto, reforçando a importância de iniciativas extensionistas para o fortalecimento dos laços entre instituições educacionais e a sociedade.
e) projeto “Despertando Novos Horizontes”
O projeto “Despertando Novos Horizontes” realizado em São Gabriel, RS buscou aproximar a UNIPAMPA da comunidade local por meio de ações educativas em escolas. Ação com a Escola Menna Barreto contou com uma visita de alunos do EJA no campus durante o período noturno, proporcionando uma experiência enriquecedora com apresentações, visitas guiadas aos laboratórios e museu de paleontologia, e relatos inspiradores de voluntários. Já com a Escola Polivalente foram realizadas apresentações para as turmas de formandos, abordando as possibilidades acadêmicas e benefícios da UNIPAMPA. As ações foram conduzidas com técnicas pedagógicas inclusivas e adaptadas às necessidades dos participantes. Os resultados foram promissores, evidenciando maior interesse pelos cursos da universidade e reconhecimento por parte dos professores e diretores, que pediram a continuidade do projeto, ainda algumas professoras da escola demonstraram interesse nos cursos de pós-graduações oferecidos pelo campus São Gabriel da UNIPAMPA. Acredita-se que as iniciativas trarão aumento na procura pelos cursos oferecidos pela universidade, consolidando sua presença como uma instituição transformadora na região.
Por fim, destaca-se que a extensão universitária é de suma importância por proporcionar o contato entre os acadêmicos com a comunidade. É através da extensão
universitária que as teorias e conteúdos discutidos em sala se concretizam, ela faz com que os saberes dos acadêmicos ampliem e permite a
comunidade usufruir dos conhecimentos produzidos cientificamente nas universidades. Nesse sentido, a turma de mestrandos de 2024/1 cumpriu com louvor a atividade disciplinar, onde a sementinha da extensão foi semeada.
Fonte das fotos: Imagens do Projeto, 2024
Comentários