A primeira parte do 16º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, com a Mostra Regional, será realizada em Bagé (RS) de 6 e 8 de fevereiro de 2025. Este segmento do evento será focado apenas nas produções locais tem como objetivo principal promover o acesso à produção audiovisual regional, destacando curtas-metragens e videoclipes produzidos no estado do RS, com foco especial na fronteira Brasil-Uruguai.
Curtas e videoclipes podem ser inscritos até o dia 16 de dezembro de 2024, pelo formulário do Instagram @festivaldafronteira. As inscrições são gratuitas.
A Mostra Competitiva de Curtas-metragens Regionais filmes com duração máxima de 20 minutos, realizados no estado do Rio Grande do Sul, com metade da programação reservada para filmes da região de fronteira Brasil-Uruguai. Já a Mostra Competitiva de Videoclipes Regionais: Videoclipes de até dez minutos de duração, realizados no RS.
A programação inclui também um Laboratório de Roteiro Cinematográfico (online) e Oficina de Expressão Corporal, ambas de novembro e dezembro deste ano, Oficina de Direção de Arte e Decoração Artística e Oficina de Caracterização para Audiovisual, de de janeiro e fevereiro de 2025. As atrações incluem ainda duas edições do Baile no Tempo das Marchinhas, nos dias 8 e 15 de fevereiro de 2025.
“A Mostra Regional será uma grande celebração de nossa identidade cultural híbrida, cruzando as fronteiras da linguagem. Cinema e cultura popular, audiovisual e carnaval, o Festival marcará a retomada do baile das Marchinhas em Santa Thereza”, promete o diretor artístico do evento, Zeca Brito.
O Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma produção de Maristela Ribeiro Produções e Anti Filmes, realização da Associação Pró Santa Thereza. A promoção é da Prefeitura Municipal de Bagé através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e Jornal Minuano. Financiamento: Lei Paulo Gustavo, IECINE, Pró Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.
A segunda parte do Festival Internacional de Cinema da Fronteira com as programações de curtas e longas internacionais acontece dois meses depois, de 5 a 12 de abril de 2025, em Bagé, Sant’Ana do Livramento e Rivera, Uruguai.
16º Festival Internacional de Cinema da Fronteira: Mostra Regional
Quando: 6 e 8 de fevereiro de 2025 em Bagé (RS)
Inscrições: até 16 de dezembro de 2024
Links na bio do Instagram: @festivaldafronteira
Comentários