Após uma série de reuniões com representantes da sociedade civil organizada, que definiu as metas e objetivos para o Planejamento Estratégico do Município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico deu continuidade à nova etapa do cronograma, a realização de audiências públicas para ouvir as contribuições da comunidade em cada um dos eixos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Rafael Damasceno, a ideia é definir uma pergunta para cada um dos 14 micro eixos e nesse questionamento cada cidadão poderá contribuir com sugestões que poderão integrar o Planejamento Estratégico.
“A ideia é finalizarmos o Planejamento Estratégico no final de maio, apresentando o resultado dele em uma solenidade com a presença de todos que ajudaram a construí-lo, e a partir disso, oferecer simbolicamente o projeto para a cidade como um todo”, destacou.
Audiências Públicas
A Secretaria de Desenvolvimento vem realizando audiências públicas com objetivo de ouvir a comunidade, para isso, foram definidas datas e agendado um encontro por bairro, abrangendo dessa forma todo o Município.
Até agora já foram realizados duas reuniões, no dia 02 de abril, na Escola João Souto Duarte, para a comunidade do bairro Prado e adjacências; e no dia 10, no bairro Armour, sediada na Escola Cyrino Luiz de Azevedo.
Três encontros ainda estão previstos no cronograma, no bairro Wilson, no dia 17 de abril, no Tropeiro Velho; no bairro Planalto, dia 24 de abril e dia 30 de abril, no bairro Divisa, estas últimas ainda sem local definido.
“O bairro centro vamos entender como Divisa, até mesmo porque já realizamos duas audiências públicas na Sala Cultural, então de certa forma já contemplamos a área central, nos concentrando para os extremos”, explicou.
Rafael Damasceno contou que assim que terminar as audiências, será lançada uma Consulta Pública, a qual ficará 20 dias à disposição da comunidade de forma online e também presencial, na Secretaria de Desenvolvimento.
Rafael Damasceno disse que o Planejamento Estratégico não é um documento inflexível, podendo sofrer alguma alteração no decorrer do tempo, assim como também não é um projeto apenas do Governo Municipal, mas sim de toda sociedade civil, que realmente se importa com a cidade e deseja contribuir de forma significativa.
Execução
O secretário disse que após a finalização do Planejamento Estratégico e a publicação do mesmo, a etapa seguinte é para formar os grupos para execução, oferecendo o Plano de Ação para cada grupo.
“A expectativa é que o Planejamento Estratégico seja um divisor de águas, um projeto que entregue resultados para Sant’Ana e que realmente venha a mudar a cidade. Nada que consta no documento é um absurdo de ser colocado em prática, basta organização e trabalho. Nosso desafio foi deixar as bandeiras partidárias e finalizar o projeto, e isso conseguimos cumprir de forma positiva”, pontuou.
Após a finalização do documento, o Planejamento Estratégico ficará disponível para a comunidade de forma online, de fácil acesso para todos os interessados, a ideia da Secretaria de Desenvolvimento também é confeccionar alguns exemplares físicos para que fiquem à disposição na secretaria e também seja levado para todas as ações da Prefeitura nas quais estivermos presentes.
Comentários