Desde o ano 2022 Rosário do Sul se mobiliza em prol de um campus do Instituto Federal, o Município vizinho nunca teve qualquer campus acadêmico, quer público, quer privado.
Na última expansão dos IFs, na qual o Governo Federal criou 100 novos campus de Institutos Federais no Brasil, Rosário do Sul não foi contemplado. Como forma de reconhecimento da mobilização local, e admitindo que há a necessidade da presença da educação federal em Rosário do Sul é que o MEC/SETEC se dispuseram a ajudar o IFSul a criar, por meio do Campus Santana do Livramento, um centro de referência em Rosário do Sul – tal como Santana do Livramento, que antes de ter um campus autônomo pertenceu ao campus de Bagé, já existente. Todo o campus do Instituto Federal não responsável apenas pelo seu Município, mas tem também a missão de trabalhar com as necessidades regionais, tentando na medida do possível, e de suas capacidades, oferecer soluções e alternativas para as demandas sociais. Ao se expandir até Rosário do Sul, por meio de um Centro de Referência, o campus Santana do Livramento ampliará ainda mais o seu leque de ações;
O MEC e a Setec se comprometeram a incluir Rosário do Sul no rol da próxima expansão, que ainda não tem data definida, e para que até lá o Município não fiquem sem nada o campus Santana do Livramento do IFSul ficará encarregado de organizar cursos e atividades de pesquisa, ensino e extensão em Rosário do Sul por meio do Centro de Referência. A fim de ajudar na criação das condições para que o centro de referência funcione a Deputada Federal do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul Maria do Rosário anunciou publicamente recentemente a destinação de uma emenda parlamentar de 1 milhão de reais. O anúncio foi feito depois da visita da Deputada ao Ministro da Educação Camilo Santana que, diante dela, e de toda a bancada gaúcha dos deputados federais do PT reafirmou o seu compromisso com a instalação do IF em Rosário do Sul.
A emenda foi articulada com a deputada pelo professor rosariense Eliézer dos Santos Oliveira que também é professor de filosofia do IFSul campus Santana do Livramento. Agora o IFSul, o Campus Santana do Livramento, o Executivo e o Legislativo de Rosário do Sul e o Mec terão de fazer um plano de trabalho determinando onde e como esse valor será usado no Centro de Referência de Rosário do Sul. Para celebrar esse momento, foi feita em Rosário do Sul na última quinta-feira, dia 18 de dezembro, na Câmara de Vereadores, uma reunião pública chamada pelo grupo de mobilização pró-campus do IFSul em Rosário do Sul que teve como tema: Rede Bioma Pampa e a Necessidade do Campus do If em Rosário do Sul.
Nessa reunião estiveram presentes diversas autoridades, profissionais da educação, estudantes e lideranças da mobilização local. O professor Eliézer Oliveira conduziu os trabalhos, se pronunciaram o vereador Atheros Cides, presidente do poder legislativo, o atual prefeito Vilmar Oliveira e o futuro prefeito Marcos Paulo e o deputado estadual Valdeci Oliveira todos eles manifestando o seu apoio à instalação do IF em Rosário do Sul. Além destes veio de Brasília o chefe de Gabinete da Deputada Federal Maria do Rosário, Rodrigo Oliveira, para anunciar de modo presencial a emenda parlamentar de 1 milhão e para parabenizar a comunidade pela sua forte mobilização, que chegou até Brasília e que com isso conseguiu sensibilizar o Ministro da Educação Camilo Santana.
Se manifestaram ainda a rosariense secundarista Beatriz da Costa, representando todos os estudantes do Município; e a senhora Mariglei Dias, mulher, negra, quilombola representando a comunidade organizada em prol deste ideal. Ambas agradeceram a todos pela criação do centro de referência, e de modo muito especial pela destinação da emenda parlamentar de 1 milhão de reais, no entanto, foram enfáticas em dizer que a mobilização continua, visto que o centro de referência é apenas um meio para que se possa chegar ao objetivo final de Rosário do Sul ter o primeiro campus acadêmico de sua história.
O evento contou também com a presença internacional do Professor Dr. Marcelo Ubal (UTEC-Rivera) e da Professora Mestre Melody García (Coordenadora do Programa iCência). Esse apoio internacional à criação do Centro de Referência e ao campus do IF em Rosário do Sul foi recebido com grande alegria por parte da população rosariense para qual foram oferecidos diferentes formas possíveis de intercâmbios internacionais. O professor Ubal coordena a Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Educação Superior (RBPIPES) e sob essa ótica demonstrou o quanto a presença de um campus acadêmico em Rosário do Sul não faria bem apenas ao município, mas sim a toda a região que se articula para ser um novo polo acadêmico do mundo.
A fala mais longa da noite foi a do professor Antônio Brod, representante do Reitor do IFSul, vindo de Pelotas e já conhecido pelo povo rosariense por conta de seu apoio e a sua presença constante no Município no acompanhamento de toda a mobilização local. O Professor Brod fez um histórico da criação dos IFs, reafirmou a necessidade de Rosário do Sul ter o seu campus e detalhou melhor o plano de trabalho, as possibilidades e as necessidades de implantação do Centro de Referência, chamando ao comprometimento de todos os sujeitos presentes nesse processo.
No final da cerimônia houve alguns encaminhamentos práticos, sendo o mais importante deles a criação e uma comissão técnica que faça o planejamento da implantação do Centro de Referência. Marcelo UBal ganhou um livro sobre os povos originários do pampa e levou um troféu para UTEC como forma de agradecimento por essa disposição em colaborar; O chefe de Gabinete da Deputada Maria do Rosário ganhou uma caneca com o símbolo da mobilização local; e o Professor Brod levou para Pelotas a chave simbólica do campus do IFSul em Rosário do Sul, entregue pelas crianças que, por meio do menino Pedro, de 8 anos, que reivindicou uma educação de qualidade para todas as crianças rosarienses
Após o término da reunião todos se dirigiram para a Praça Borges de Medeiros e ali regaram, com águas advindas de Rivera, Brasília e Pelotas uma muda de Tarumã plantada o ano passado como símbolo do campus verdejante do IF que cresce em Rosário do Sul.
Sobre todo esse processo diz o professor rosariense do IFsul (Campus Santana do Livramento) Eliézer Oliveira, coordenador do grupo pró-campus Rosário do Ifsul: “Essa é uma conquista da mobilização popular rosariense. Todos que acompanham a história dos IFs são unânimes em dizer: Nunca uma comunidade atuou tão fortemente para conquistar um campus do IF. Esse desejo ardente por uma educação pública, gratuita, inclusiva, profissional, técnica, tecnológica e de qualidade é enorme um sinal de esperança capaz de transformar vidas individuais e coletivas”.
Somando-se à iniciativa, a atriz global e rosariense Leona Cavalli, durante visita à Rosário do Sul neste Natal, vestiu a camiseta da Campanha reafirmando o seu apoio à mobilização.
Comentários