A primeira frente fria de agosto chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (7), e deve intensificar a chuva e os temporais em todo o território gaúcho até o início da manhã de quinta-feira (8). Haverá sol e frio intenso em todas as regiões do Estado durante o final de semana sob efeito da massa de ar polar quem vem da Argentina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para “perigo potencial” de chuva intensa, além de vento que pode variar entre 40 e 60km/h em municípios da Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul, entre às 12h e 23h59min desta terça-feira (6).
A instabilidade deixa o Estado na quinta-feira, mas ainda deve ser intensa, com chuva contínua, durante a quarta, especialmente na Campanha, Fronteira Oeste, Vales e Região Sul.
Na quinta-feira, a frente fria avança em direção ao centro-oeste do Brasil e abre espaço para o ingresso de uma massa de ar polar no Rio Grande do Sul, que começa a derrubar a temperatura em todo o território gaúcho. A manhã deve ser chuvosa em municípios da faixa norte do Estado e de céu nublado, sem chuva, nas demais regiões. As mínimas devem ficar próximas dos 15ºC em municípios de todas as regiões durante o dia.
A partir de sexta-feira, os termômetros registram uma queda mais intensa da temperatura em todo o Estado.
Com o avanço da instabilidade para as demais regiões do Brasil, o sol volta a iluminar o RS durante o final de semana. A previsão é de tardes ensolaradas, com sol entre nuvens em alguns períodos, em todas as regiões do Estado. Apesar do sol, os termômetros devem cair quase pela metade em relação a quinta e sexta-feira e o frio será intenso de Norte à Sul do RS. O frio deve ser mais intenso especialmente no sábado, com uma leve elevação das máximas no domingo. As mínimas não devem superar os 10ºC.
Fonte: GZH/clicrbs
Comentários